Participe da Ação Cyber-Ativista de Os Verdes contra o Lixão da Camélia

Amigos Verdes, simpatizantes, ativistas ambientalistas de todo o Brasil e de nossa cidade de Tapes/RS, pedimos seu apoio para uma ação cyber-ativista na Rede de mundial de computadores, a fim de solicitar aos poderes constituídos da cidade de Tapes e do Estado, para que sejam procedidos o fechamento e posterior recuperação da área do Lixão da Camélia, que há 27 anos polui o meio ambiente na região do Butiazal de Tapes, onde se encontra a maior reserva de Butiazeiros centenários do RS e Brasil.
Como forma de solicitação ao Poder Público da cidade, pedimos para serem enviados e-mails a Prefeitura Municipal de Tapes, o Ministério Público local e outros da esfera Estadual, para que proceda com o fechamento do Lixão, o encaminhamento dos lixos para o aterro de Minas do Leão e a implantação da Coleta Seletiva de lixos e a Educação da população para deixarem os resíduos passíveis de reciclagem ser entregue diretamente a Usina de Triagem de Resíduos Recicláveis, coordenada pela Associação dos Catadores e dos Carroceiros.
SEGUE ABAIXO O MODELO DE ENVIO:
No campo Para: gabinete@tapes.rs.gov.br, meioambiente@tapes.rs.gov.br, mptapes@mp.rs.gov.br, caoma@mp.rs.gov.br, ouvidoria@mp.rs.gov.br, dirtec@fepam.rs.gov.br, disa@fepam.rs.gov.br, dat@mp.rs.gov.br, giancarlo@sema.rs.gov.br >>> (copie e cole os endereços no campo Para de seu e-mail) No campo CCO, coloque este endereço: osverdes.rs@gmail.com >>> (copie e cole este endereço no campo CCO para registramos seu apoio e contabilizarmos os resultados de nossa ação cyber-ativista)

No campo Assunto:
Pedimos o Fechamento do Lixão da Camélia em Tapes

No corpo do e-mail, sugerimos o seguinte texto:

Prezados Senhores Prefeito, Secretário de Meio Ambiente, Promotor Público de Tapes e os Senhores Promotores do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, aos Promotores-Ouvidores do Ministério Público, Diretores e Técnicos da DISA/FEPAM, do DAT do MP/RS e Chefe de Gabinete do Secretário de Estado do Meio Ambiente,
Solicitamos providências, como cidadãos comprometidos com a defesa ambiental e provocando a ação pró-ativa da Administração Pública para que proceda com o fechamento do Lixão da Camélia e sua posterior recuperação. Localizado em Tapes, este lixão já polui o ambiente natural em uma paisagem de rara beleza há 27 anos. Pedimos também o encaminhamento dos lixos para o aterro de Minas do Leão, na cidade de Butiá, licenciado pelos órgãos ambientais do Estado, além da implantação da Coleta Seletiva de lixos e a Educação da população para deixarem os resíduos passíveis de reciclagem serem entregues diretamente aos catadores nas carroças da Usina de Triagem de Resíduos Recicláveis, coordenada pela Associação dos Catadores e dos Carroceiros.
Tal iniciativa é importante, para que os problemas oriundos do descarte incorreto pela população e a conseqüente gravidade do Lixão que serve de destino final para os resíduos produzidos pela população, sejam sanados o mais rápido possível.
Agradeço sua atenção e ficamos no aguardo de soluções plausíveis com a defesa da natureza e a promoção da qualidade de vida dos Tapenses.
Assina... (coloque seu nome e entidade que representa ou sua função profissonal, além da localidade de onde envia este e-mail)

Polêmica do Lixão Novamente na Pauta

Estamos divulgando as notícias referentes a nova tentativa da Prefeitura de substimar a inteligência alheia, com a nefasta idéia de desapropriar a área do Lixão e expoliando a família em 8,13 hectares de suas terras, com a promessa de recuperação do local. A imagem acima é uma obra de alguém no mundo virtual e que usou imagens do lixão da Camélia para ilustrar sua obra. Saiba mais sobre o que ocoprre:
Uso de aterro no RS é questionada
Saiba mais sobre o lixão
Prefeitura do RS desaproria área de lixão ilegal


Fonte: Rede Os Verdes