Seu Emílio espera que a porteira somente seja aberta para a recuperação do ambiente afetado, e que devolvam seus mais de 100 pés de butiá, dos quais restou apenas um vivo, na entrada do depósito |
Lixão da Camélia fechou em Tapes/RS neste domingo
O Lixão das Camélias em Tapes/RS, teve seu fechamento confirmado no domingo, 31 de julho, quando a Prefeitura Municipal encerrou os despejos de lixos domésticos durante 29 anos.
Seu Emílio observa o desastre em sua propriedade, poluída pela Prefeitura de Tapes em 29 anos de agressão |
Entulhos e podas de árvores, e material de construção, recolhidos na cidade em uma operação "Fecha Lixão", que durante três dias recolheram o que estava se acumulando em meses nas ruas, deram fim a mais um capítulo das ações de ambientalistas contra a poluição ambiental, motivo de reportagem da ZH em 2005, e de denuncia no Jornal da RBS em outubro de 2010.
Poças de chorume abaixo de lixos domésticos, pontos não soterrados pelas toneladas de entulhos despejados no lixão de forma irregular |
A decisão judicial para o fechamento do Lixão das Camélias, foi sentenciada em 30 de março, dando prazo para a Prefeitura agilizar em 120 dias as condições de evitarem os despejos e recuperarem a área.
Lixos a céu aberto, cena comum nos últimos 6 anos de ações contra o lixão |
Neste tempo, as ações da Prefeitura foram de manter a situação como estava, até os últimos dias, quando ainda existiam crianças e adultos em processo de garimpagem nos montes de lixos a céu aberto, mesmo proibidos de entrarem no local, desde 2008.
Lixos domésticos e entulhos misturados, após operação "Fecha Lixão" da Prefeitura de Tapes |
Agora, cobertos pelos entulhos recolhidos na última semana, estes resíduos ainda poderão manter a poluição no lugar, até as atividades de recuperação e controle no ex-lixão da cidade.
Chorume vaza pelo campo da propriedade em direção a lagoa próxima |
Fonte: REDE Os Verdes
Nenhum comentário:
Postar um comentário