Lixão da Camélia ‘nunca mais’??

Lixão da Camélia em 1998
Lixão da Camélia 
‘nunca mais’?
Pode ser que esteja enganado, ‘pode ser...’, afinal, foram anos de ações e denuncias de 1997 que redundaram no fechamento deste lixão a céu aberto apenas em 2011. 
Lixão da Camélia em 2010
Localizado nas Camélias em Tapes, durante mais de 29 anos, ocasionou um dano ao meio ambiente sem precedentes, mas que infelizmente se manteve durante longas décadas por total ‘falta de Justiça’ que não conseguia ver o problema posto desde 1997, quando iniciamos a denuncia contra este crime. 
Lixão da Camélia em 2010
Mas, após tanto tempo sendo provada a situação criminosa que assolava a natureza e estava acabando com um local de importância ambiental, foram devidamente notificadas as autoridades ‘incompetentes’ que assumiram o ‘ato de fazer’ este crime ambiental chegar no ponto que chegou. 
Lixão da Camélia em 2010
Uma Ação Popular que tramitou anos pedindo o fechamento e a punição dos ‘irresponsáveis’ que permitiram o crime ambiental, acabou mostrando este fato e outros tantos que se somaram a gravidade do caso. 
A Ação Criminal proposta pelo MPE/RS que tramita na Justiça Estadual, já levou os Prefeitos de Tapes para o rol de criminosos ambientais, além daqueles técnicos ‘pagos’ com dinheiro público para produzirem documentos que ‘atestavam’ não existir crime algum no lugar. 
Os fatos, fotos e evidências sobre este crime de impacto ainda não avaliado, demonstravam que existia mais do que interesse em poluir o meio ambiente, mas sim, o interesse em manter algo assim, para não assumirem que perderam, que não fizeram certo e que forjaram durante anos uma ‘verdade’ desmentida a cada semana. 
Lixão da Camélia em 2010
O fechamento do Lixão da Camélia ainda carece de algumas ‘atitudes’ para ser consolidada, pois falta ser recuperada a área, as condições ambientais e o monitoramento da poluição que ainda está lá, esperando serem cumpridas as decisões judiciais e técnicas capazes de acabar de vez com este problema, para que nunca mais volte a poluir a natureza. Será que irão cumprir com a decisão, ou irão novamente ‘manipular’ a verdade com ‘laudos e atestados’ que fogem a realidade, como os anteriores, quando o ‘técnico responsável’ assinou e assumiu o compromisso de ‘iludir’ em nome do Governo Municipal? Fica a dúvida se os despejos no Lixão da Camélia não irão retornar, por força de alegações que não são mais aceitáveis, visto a gravidade do caso e da agressão.Por Julio Wandam
Fonte: REDE Os Verdes/via E-mail

Nenhum comentário: